Cerca de 500 mil reais, em recursos, fruto de emenda parlamentar, viabilizados pelo Consórcio Interfederativo Minas Gerais (CIMINAS), serão destinados para a realização de exames de imagem na Santa Casa de Araxá/MG. A iniciativa visa atender à demanda reprimida dos municípios consorciados, que sofrem com a dificuldade de acesso a procedimentos como ressonâncias, tomografias e ultrassons.
De acordo com o superintendente do CIMINAS, Moisés Pereira Cunha, os municípios já enviaram as listas dos pacientes que aguardam por esses exames. Uma equipe de profissionais está avaliando as solicitações e as marcações devem começar na próxima semana.
A expectativa é que a iniciativa consiga atender grande parte da demanda reprimida, beneficiando principalmente pacientes que aguardam por procedimentos de ortopedia e mulheres que necessitam de ultrassom.
Ainda segundo Moisés, essa ação representa um alívio para os municípios, que enfrentam dificuldades para custear o alto valor desses exames, além da grande demanda por esses procedimentos. Com a iniciativa do CIMINAS, a população terá acesso facilitado a diagnósticos importantes para a saúde.
O diretor executivo do CIMINAS, José Humberto Ribeiro, ressaltou a importância da parceria com a Santa Casa de Araxá/MG para a concretização desse projeto. A instituição, que recebeu os recursos, irá transformá-los em exames para os municípios associados.
Veja abaixo a lista de municípios associados ao CIMINAS até a data desta publicação:
Araxá, Arapuá, Bambuí, Campos Altos, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Doresópolis, Ibiá, Iguatama, Lagoa Formosa, Medeiros, Morada Nova de Minas, Pedrinópolis, Perdizes, Pimenta, Piumhi, Pratinha, Raposos, Rio Paranaíba, Sacramento, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Roque de Minas, Tapira, Tapiraí, Tiros, Varjão de Minas, Vargem Bonita.
Sobre o Ciminas:
O CIMINAS (Consórcio Interfederativo Minas Gerais) é uma entidade que reúne municípios do estado de Minas Gerais com o objetivo de promover ações de desenvolvimento regional e integrar as administrações municipais para resolver problemas comuns. Ele visa a implementação de projetos e políticas públicas que atendam aos interesses coletivos das cidades participantes.
A principal função do CIMINAS é promover a colaboração entre os municípios, visando à melhoria de áreas como saúde, educação, infraestrutura, transporte, meio ambiente e desenvolvimento econômico. O consórcio também atua em questões legais e administrativas, buscando otimizar a gestão pública e promover a cooperação entre os municípios para alcançar objetivos comuns.
Essa união de forças permite que os municípios tenham mais recursos e capacidade para implementar projetos e políticas de maior impacto, além de aumentar a eficiência na administração pública.
O crime ocorreu no Bairro Nossa Senhora de Fátima; suspeito foi preso em flagrante.
O homem foi abordado durante apuração de denúncia de porte ilegal de arma; PM apreendeu 26 buchas de maconha.
Suspeito também era procurado pela Justiça, já que possuía em seu nome um mandado de prisão em aberto.
O Projeto Descobrir reuniu novos líderes sindicais de Minas Gerais para apresentação de ações e serviços oferecidos ao setor agropecuário.
O trabalho, que se destaca pela profundidade e autenticidade das informações, reúne relatos e registros oficiais até documentos raros e fotografias históricas.